domingo, 29 de maio de 2011

RPG


QUE TIPO DE JOGO É ESSE?


RPG, é a sigla para Role Playing Game (jogo de interpretação de personagem), um jogo metade teatro, metade estratégia, onde você constrói ao lado de seus amigos, personagens para viver as mais fantásticas aventuras.
Para aqueles que não estão acostumados, o RPG pode causar uma certa curiosidade, já que se utliza dados diferentes (como estes da foto ao lado), livros e fichas, e os participantes desse jogo estão sempre falando como se fossem outras pessoas na hora da brincadeira. Na verdade, eles estão interpretando seus papéis. No RPG existe o Mestre, um tipo de jogador, que é responsável por criar e narrar as aventuras para os outros jogadores, que tentarão superar os desafios impostos por ele. O Mestre também atua como árbitro, ele deve conhecer as regras do jogo para administrar a partida e torná-la mais divertida. Os outros jogadores possuem seus próprios personagens, também conhecidos PCs (Player Characters), são eles os heróis, onde todas as aventuras giram ao seu redor. Comparando com o teatro ou cinema, os personagens jogadores seriam as estrelas, os personagens principais da aventura. Cada jogador constrói e interpreta apenas um personagens. Já o Mestre, por sua vez, interpretará todos os outros personagens secundários da aventura, também conhecidos com NPCs (Non Player Characters). Com os personagens já prontos, os jogadores estarão preparados para viver as mais incríveis aventuras, em mundos fantásticos, onde eles são os heróis.


PRA QUE SERVE ESSAS FICHAS E ESSES DADOS ESTRANHOS?


É natural surgirem perguntas como essa na hora de ensinar alguém que não está acostumado com este jogo. O RPG, como já foi dito, mescla tanto elementos de estratégia e teatro. Como todo jogo ele possui suas próprias regras, e estas regras estão contidas nos livros do jogo. Na maioria das vezes estes livros são grandes e apresentam artes belíssimas em suas capas, chamando logo a atenção de quem está passando por perto. Nas fichas que os jogadores utilizam, estão contidas todas as informações dos seus personagens, informações de como eles são fisicamente, ou o que eles sabem e podem fazer, por exemplo. Se o personagem sabe lutar, usar uma magia de fogo, abrir fechaduras, esconder-se, nadar ou escalar, estas informações estarão todas em suas fichas. O resto se passa na imaginação dos jogadores. Se um Metre diz: "O grupo de aventureiros foi cercado por um bando de cinco guerreiros orcs, preparados para o ataque!", os jogadores irão analisar as opções para encarar este desafio, então um deles diz: "Meu guerreiro saca a espada e ataca o primeiro orc, que o desafiar!" O outro jogador, que controla um mago fala: "Vou lançar contra os inimigos uma magia de raios!" Já o outro jogador que interpreta um ladrão covarde, diz: "Não estou interessado em ganhar cicatrizes, pessoal!" e se esconde na mata esperando que seus companheiros sobrevivam à luta. Todos analisaram as suas opções e criaram suas estratégias para sobreviver ao combate. Agora é hora de realizar os testes para saber, se o que os personagen farão, irá funcionar. Para realizar os testes os jogadores utilizam os dados. Na maioria dos casos esses dados são diferentes daqueles de seis faces aos quais já estamos acostumados de ver em jogos de tabuleiro. Cada tipo de jogo de RPG, pode utilizar tipos diferentes de dados, pois existem vários tipos de sistemas de jogo, cada um com suas próprias regras. No caso do D&D, os dados mais usados são os de 4, 6, 8, 10, 12 e 20 faces, cada um com suas próprias funções.


COMEÇANDO A JOGAR


Aprender a jogar RPG não é difícil, em pouco tempo você se acostuma com as regras e estará se divertindo muito. Você pode começar procurando por algum grupo que já jogue em sua cidade. Você poderá encontrar vários grupos procurando por novos jogadores em eventos de Quadrinhos, Animes e RPG. Infelizmente esses tipos de eventos, especialmente de RPG, são mais frequentes em cidades da região Sudeste como Rio de Janeiro e São Paulo. Se você mora longe desses grandes centros, pode ser um pouco mais difícil de encontar grupos de jogadores. Outra alternativa, é você mesmo comprar os livros que ensinam e formar o seu próprio grupo de jogo. Eu comecei

dessa forma. Tive dificuldades de encontrar um grupo de jogadores na minha cidade, apesar de já conhecer RPG através da Internet e revistas, eu nunca tive antes nenhum contato com jogadores. Então decidi comprar meus próprios livros, dados e ensinei meus amigos a jogar. Ainda hoje nos divertimos muito nas horas de folga jogando RPG.
Não importa a forma como vai começar a jogar RPG. Você descobrirá uma divertida e saudável forma de entretenimento, pois este jogo além de exercitar o raciocínio rápido e estratégico, também é uma forma de interagir com outras pessoas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

God of War HQ



Ninguém duvida que a série God of War é um verdadeiro fenômeno do mundo dos games. A Sony transformou a história do espartano Kratos em um ícone dessa nova geração.


Com o recente sucesso do God of War 3, a produtara lançou em março deste ano em parceria com a Wild Storm (estúdio que pertence à DC Comics), uma minissérie em seis edições contando um pouco mais da história do guerreiro mais nervoso dos vídeo games!


A história da minissérie se passa em linhas temporais diferentes. Uma delas é entre o primeiro e segundo jogo, quando Kratos assume o posto de Deus da Guerra, e a segunda parte conta as origens do personagem ao entrar para o exército espartano.


O roteiro fica por conta de Marv Wolfman (criador de Blade, o caçador de vampiros da Marvel Comics e roteirista de Crise nas Infinitas Terras da DC Comics), e desenhos de Andrea Sorrentino (ilustrador de X-Files e 30 Days of Night). A Wild Storm também lançará uma edição encadernada contendo a minissérie completa. Agora é torcer para que esta HQ também seja publicada no Brasil, um desejo não tão difícil de ser realizado, já que a série God of War é um sucesso avassalador em qualquer lugar.


Vejam algumas capas da edição americana e a arte interna da HQ!















quinta-feira, 26 de maio de 2011

ACTION FIGURES

Se tem algo que os nerds adoram são as action figures (figuras de ação). Mais do que simples bonequinhos, as figuras são verdadeiras obras de arte, muito bem detalhadas. E o preço é claro, bem salgado por sinal. Quanto maior e mais detalhada a figura, pode apostar que mais caro ela será, o que diferencia dos simples bonequinhos.

Pode-se encontrar vários personagens famosos dos quadrinhos, video games, desenhos animados, filmes, animes, mangá e até cantores e integrantes de bandas famosas!

A maioria das action figures são feitas de plástico, porém muitas delas parecem estatuetas em posições de ação ou movimento (daí o nome figuras de ação), e por se parecerem com estátuas são muito apreciadas por colecionadores que gostam de colocá-las nas plateleiras das estantes ou na mesas de escritório por exemplo. Entretanto, muitos colecionadores também utilizam suas coleções para exposição em eventos.
A seguir coloquei imagens de algumas action figures muito legais que encontrei. É impossível não notar o realismo desse Homem de Ferro, do Jack Sparrow, Michael Jackson e o Metallica!

Fala sério, depois de ver essas imagens alguem ainda vai pensar que action figures são bonequinhos pra crianças?







































































terça-feira, 17 de maio de 2011

Capitão América - O Filme



Pra quem é fã de quadrinhos e cinemas, sabe que filmes de super-heróis estão saindo cada vez com mais frequencia. Os diretores já viram o quão pode ser lucrativo lançar nas telonas, um filme de supers, já que estes são campeões de bilheteria. Batman, Super Man, Hulk, Homem Aranha, X-Men, Homem de Ferro, Thor, são alguns dos vários heróis que já apareceram nos cinemas, e não fizeram feio! Agora é a vez do Capitão América ganhar seu próprio filme.


Steve Rogers é um jovem patriota que deseja participar das forças armadas americanas e lutar na Segunda Guerra. Porém, Rogers tem seu alistamento rejeitado, por ser magro e ter a saúde fraca. Decidindo participar da guerra de qualquer maneira, o rapaz se candidata para a uma experiência perigosa, onde os cientistas americanos criariam um "super soldado". Rogers teria seus sentidos e agilidade altamente apurados e uma capacidade física sobrehumana, isto é, se sobrevisse ao perigoso experimento que consistia na aplicação do soro do super soldado e a exposição de gases químicos. Por milagre, o jovem resiste até o fim.


Recebendo um uniforme com as cores da bandeira dos Estados Unidos, Steve passa a se tornar mais do que um soldado, um ícone do patriotismo americano. Sua presença no campo de batalha era o suficiente para inspirar coragem nos soldados americanos a lutarem até o fim pela vitória. Steve ganha dos cientistas um escudo, criado a partir de uma liga metálica especial chamada Adamantium, mais resistente que o diamante. Além de proteger, o escudo também funciona como uma espécie de bumerangue. Steve recebe então, o nome de Capitão América, o maior herói da Segunda Guerra Mundial e mais tarde o líder da super equipe de heróis da Marvel, conhecida como Os Vingadores.


Captain America - The First Avenger (Capitão América - O Primeiro Vingador) é dirigido por Joe Johnston e conta com Chris Evans no papel de Steve Rogers/Capitão América e Hugo Weaving como Caveira Vermelha. O filme será lançado em julho deste ano. O mais legal é que este filme já é uma ponta para o lançamento do tão aguardado filme dos Vingadores (assunto de outro tópico), que já está em produção e deve estreiar em 2012!

Criado na década de 40 por Jack Kirby e Joe Simon, o Capitão América é um dos super heróis mais populares do mundo. Só para deixar claro, esta não é o primeiro filme do Capitão. Em 1990 foi lançado um filme com Matt Sallinger no papel principal. Fora isso o Capitão também ganhou uma série de tv em 1944 e vários desenhos animados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...